VIVER E TRABALHAR NA SUÍÇA – O conceito dos 3 pilares

1
303

O 1° PILAR é uma Previdência estatal. Assegura a subsistência na atingida a idade da reforma. É vulgarmente conhecido pelas siglas AHV e IV

Prestações – O primeiro pilar estatal (Previdência na velhice, sobrevivência e invalidez) serve para assegurar os meios de subsistência adequados aos idosos,sobreviventes e inválidos. Os beneficiários de pensões com baixos rendimentos têm direito a prestações completares (só com domicílio permanente na Suíça).

O 2° PILAR é uma Previdência complementar e profissional. Foi criado para proveder à manutenção do nível de vida. É obrigatório a partir dos 25 anos de idade. Vulgarmente conhecido pelas siglas BVG/LPP/UVG Através da previdência profissional extra-obrigacional pretende-se, em conjugação com a previdência estatal, assegurar, de forma adequada, a manutenção do nível de vida habitual. Da Lei sobre a Previdência profissional (BVG/LPP) constam os requisitos mínimos exigidos no âmbito de uma contratação na Suíça. Na Suíça, a obrigatoriedade legal de um seguro de previdência profissional existe desde 1 de Janeiro de 1985. Anteriormente, a previdência assentava num regime voluntário. A previdência profissional poderá prever prestações que excedem as prestações mínimas, a chamada previdência extra-obrigacional.

O 3° PILAR é uma Previdência particular não obrigatória. Serve de complemento aos outros dois e está dividido em duas partes. Previdencia fixa (PILAR 3A) e Previdencia Livre (PILAR 3B) Com a previdência particular pretende-se colmatar eventuais lacunas na previdência em geral, atendendo às necessidades reais de uma pessoa. No âmbito da previdência fixa (Pilar 3a) existem limites no que diz a respeito aos montantes de depósito permitidos por lei. Em contrapartida, são concedidos benefícios fiscais. A sua constituição é facultativa.

 

1 COMENTÁRIO

  1. Sei que a vida de imigrante não é fácil, já fui imigrante e conheçon as dificuldades de uma pessoa que sai do seu país de origem.
    Tenho uma página no facebook, nela dá pra conhecer melhor Portugal a realidade da vida Num Pais estrangeiro… deixei o link pra vocês conhecerem.