Viseu mete as crianças a pisar uvas

0
157

O Mercado 2 de Maio, em Viseu, transformou-se no sábado num ‘lagar’ repleto de crianças prontas a pisar uvas. A experiência terminou no laboratório, onde puderam provar o sumo deste fruto.
Quase uma centena de crianças pôde viver uma experiência única, no sábado, no Mercado 2 de Maio, em Viseu: pisar uvas. Inserida na Festa das Vindimas de Viseu, que terminou ontem, a Vindima Petiz pretendeu proporcionar às crianças um momento diferente e de aprendizagem.
Divididas por três mini-lagares, crianças de todas as idades estiveram durante algum tempo a pisar os cachos e a sentir as uvas a desfazerem-se à medida que as iam calcando. Tiago Lopes, de 7 anos, não estava a gostar muito da sensação, pois conseguia sentir os “caroços” que lhe magoavam os pés. Mas nem por isso deixou de pisar as uvas, mantendo-se no mini-lagar durante bastante tempo. Já o irmão, Gonçalo Lopes, de 9 anos, disse que era “engraçado” estar a pisar os cachos. Questionado sobre a origem dos cachos e o seu destino, Gonçalo respondeu prontamente: “Os cachos vêm das vinhas e vão dar vinho”.

por Catarina Tomás Ferreira em Diário de Viseu