Universidades suíças entre as melhores do mundo

0
153
The seat of ETH Zurich's department of chemistry on the "Hoenggerberg" hill in Zurich, Switzerland, pictured on March 23, 2010. (KEYSTONE/Gaetan Bally) Der Sitz des Departements Chemie der ETH Zuerich auf dem Hoenggerberg, aufgenommen am 23. Maerz 2010. (KEYSTONE/Gaetan Bally)

De acordo com um ranking publicado pelo site QS, especializado em formação e carreiras, o sistema de ensino superior da Suíça é o 12º melhor do mundo. As duas escolas politécnicas federais do país também ficaram entre as 20 melhores universidades.
A classificação foi publicada na quarta-feira e leva em conta o desempenho das universidades no ranking mundial, as chances dos residentes locais entrarem nas melhores instituições e a riqueza de um país em relação ao desempenho.
O 12º lugar da Suíça não foi suficiente para bater seus vizinhos Alemanha (3°) e França (6°), mas apenas o suficiente para ficar na frente da Itália (13°). Os EUA e a Grã-Bretanha ocupam os dois primeiros lugares.

Enquanto a Suíça ficou em terceiro lugar em termos de desempenho de sua instituição emblemática, o país fica em 29° quando avaliado em termos da sua riqueza em relação ao desempenho.
As universidades do país alpino alcançaram resultados respeitáveis, com o Instituto Federal de Tecnologia de Zurique conquistando o 9º lugar, batendo instituições famosas como Princeton, Yale e a London School of Economics (LSE).

A reputação acadêmica (40%), a citação de publicações científicas por professores (20%) e a relação aluno-corpo docente (20%) foram os mais altos coeficientes dos rankings universitários.
As universidades suíças se saíram particularmente bem em termos de professores internacionais e citações por docente.

Fonte: Swiss Info