Suíça vai a Cannes com dois filmes de animação

0
141

A Suíça será representada no prestigiado festival de cinema de Cannes, na França – que abre hoje – com duas obras de animação: o longa-metragem Ma Vie de Courgette (Minha Vida de Abobrinha) e o documentário “Bei Wind und Wetter”.
Na seção Quinzena dos Realizadores, Ma Vie de Courgette fará sua estreia mundial, ao mesmo tempo, “Bei Wind und Wetter” será exibido na categoria Cinéfondation.
Ma Vie de Courgette, do diretor Claude Barras, é baseado no livro “Autobiographie d’une Courgette”, do autor e jornalista francês Gilles Paris. O filme conta a história de um menino de nove anos de idade que é colocado em um orfanato após a morte de sua mãe em um acidente.


“É uma história muito dura, mas lentamente a ternura vai se instalando nesse filme poético e divertido. Chorei muito”, disse Edouard Waintrop, diretor da Quinzena dos Realizadores.
Barras levou dez meses para filmar seu longa usando a técnica “stop-motion”, que consiste em mover cada personagem milímetro por milímetro. O diretor precisava, em média, de um dia para completar uma sequência de apenas 20 segundos.
A trilha sonora é da cantora e compositora suíça, Sophie Hunger. Ma Vie de Courgette custou 8 milhões de francos e foi coproduzido pela televisão pública suíça, RTS.
Mau tempo
“Bei Wind und Wetter”, de Remo Scherrer, conta também a história de uma menina cuja infância é virada de cabeça para baixo por causa da dependência ao álcool de sua mãe.
Uma produção da Universidade de Ciências Aplicadas e Artes de Lucerna, o filme foi escolhido entre aproximadamente 2300 trabalhos produzidos em escolas de cinema internacionais.

Fonte: Swiss Info