Subsídio de Desemprego / 10.09.10 a 24.09.10

1
170

Pergunta:

Estou na Suica vai fazer 3 anos como trabalhador sazonal,até agora sempre tive direito ao fundo de desemprego em Portugal.Hoje o meu patrao ofereceu-me um contrato definitivo com prencipio mas sem fim,sera que esse contrato me pode retirar o direito ao fundo de desemprego em Portugal.Agradecia que me respondessem com urgencia. (escrito or Pedro Pinto a 10.09.2010)

Resposta:

É claro que sim…se ficar na Suíça não precisa de receber em Portugal…recebe no fundo de desemprego daqui que recebe mais

Esclarecimento gentilmente escrito por Adelino Sá, colaborador do sindicato UNIA e director do jornal Gazeta Lusófona.


Pergunta:

antes de mais os meus cumprimentos pela utilidade deste site,já me tem ajudado a tirar muitas duvidas e espero k me possam ajudar a tirar mais uma..estou na suiça desde 2008 e desde entao já prefiz 23 meses de descontos e tenho trabalho ate ao fim de outubro..com promessa de 1 contrato anual a partir de março de 2011,fui aconselhado a ir para o desemprego nestes 4 meses posteriores ao fim de outubro,o k já fiz,mas mantenho uma duvida k apesar de falar bem o alemao ainda nao consegui tirar..como ja estou desde dezembro de 2009 sem ir a portugal,queria saber se nesta situaçao tenho direito a algum tempo de férias e posso ir a portugal sem problemas..?aguardo uma resposta e desde já o meu muito obrigado (escrito por Armando Mendes Barros a 16.09.2010)Resposta:

No fundo de desemprego, por norma, tem-se direito a uma semana de férias por cada três meses…assim sendo…

Esclarecimento gentilmente escrito por Adelino Sá, colaborador do sindicato UNIA e director do jornal Gazeta Lusófona.


Pergunta:

Bom dia!! Será que poderíam me ajudar. Estive lendo o Portal mas não encontrei uma resposta adequada para mim. Estou na suiça (cantão de Vaud) desde dezembro de 2009 e trabalhei cerca de 6 meses, Terminou o contrato em 31/ 7. Tenho o permit L que também terminou a validade exatamente na data do final do contrato ( o permit levou 7 meses para vir e já recebi vencido…) Bem, o assunto é o seguinte: Estive na ORP fazendo inscrição e me deram muitos papéis para preencher e levar ao chômage. Mas ela já me avisou que nao tenho direito a indenização porque trabalhei pouco tempo, mas posso tentar juntando o que fiz antes em Portugal (trabalhei em 2008-2009)como Professora numa escola. Porque sendo assim conseguiria até fazer um curso de frances pagos por eles ..etc.. me parece que é assim né?? Minha dúvida é o seguinte: Onde devo buscar esse formulário??? E-301 (eu percebo pouco o francês )e talvez não tenha percebido onde era ,se em Portugal ou aqui.. e o que devo fazer com ele?? Levar para o empregador em Portugal? Levar na Seg. Social? O que mais devo fazer??preciso?? ??  R: O formulário obtém-se na Caixa de desemprego de cada região Outra dúvida é porque trabalhei como Professora a recibos verdes.. De mar a julho /08 e out/2008 a jun/2009.. Referenmte a esse trabalho, o que tenho aqui na suiça comigo são apenas atestados das horas trabalhadas e do período que trabalhei na escola aí em Portugal…. R: terá que perguntar em Portugal Quanto tempo de trabalho em Portugal é valido antes de eu vir pra cá??
Agradeço imenso se puderem me ajudar.. Meus ^Cumprimentos,

(escrito por Solange Moreno de Oliveira a 24.09.2010)

Respostas a seguir às respectivas perguntas e a negrito

Esclarecimento gentilmente escrito por Adelino Sá, colaborador do sindicato UNIA e director do jornal Gazeta Lusófona.

– See more at: http://pt-comunidades.com/index.php/informacao/duvidas-e-esclarecimentos/item/194-subsidio-de-desemprego-10-09-10-a-24-09-10#sthash.srVK1q1m.dpuf

1 COMENTÁRIO

  1. pergunta

    eu estou a cerca de 18 anos na alemanha .. dos quais 16 a trabalhar os ultimos sem pausa ,agora fui informado que o meu contrato nao sera renovado e pretendo voltar a portugal .
    depois de ter ouvisto tantas opinioes diferentes fiquei com uma duvida,a minha pergunta é a seguinte :
    devo ir aqui registar me no centro de emprego e depois mencionar a minha intencao de regressar a portugal pedindo os documentos necessarios .. ou como devo fazer pra receber subsidio desempregado em portugal..
    caso me possa ajudar com a sua opiniao seria muito grato por isso.
    continuacao de uma boa tarde.