Subsídio de Desemprego / 07.03.10 a 29.04.10

1
289

Pergunta:

ola nos somos um casal que trabalhamos na suiça com contratos sasonais desde julho de 2008, sempre no mesmo hotel. decedimos regressar a portugal no final de este contrato que se realizara em 25 de março de 2010. temos permi L e gostava de saber como fazer para poder receber o subsidio de desemprego em portugal, qual o modelo a utilizar e como faço para levantar os fundos e se existe algum tempo limite para o fazer
agradeço a resposta para o endereço de E-mail
(escrito por Maria Rita a 07.03.2010)
Resposta:

Se for um trabalho sazonal tem que pedir o formulário E 301 para receber os meses da diferença de uma estação para outra em Portugal…e apenas isso mesmo…senão tiver um contrato de vinda…terá que pedir para acumular as prestações

Esclarecimento gentilmente escrito por Adelino Sá, colaborador do sindicato UNIA e director do jornal Gazeta Lusófona.


Pergunta:

ola vivo a quase tres anos na suiça desde novembro do ano passado estou desempregada e fiquei na chomage agora decidi regressar a portugal em abril,queria saber se fazendo a inscrição em abril vou ter direito contando os 12 meses de 2008 e 2009 visto que este ano ainda não trabalhei…. (escrito por Neuza a 31.03.2010)

Resposta:

Segundo a Lei, uma pessoa tem direito ao fundo desemprego na Suíça se apresentar doze meses de folhas de salário dos últimos 24 …no entanto…a lei vai ser alterada a partir do próximo dia 1 de Abril de 2011…até lá mantém-se a fórmula apenas mencionada

Esclarecimento gentilmente escrito por Adelino Sá, colaborador do sindicato UNIA e director do jornal Gazeta Lusófona.


Pergunta:

Bom dia.
Não compreedo o que se pode ler practicamente no topo da página, antes e depois do título “Respostas”: “Um trabalhador com contrato de trabalho inferior a um ano e uma autorização de estadia L, tem direito ao Subsídio de Desemprego?
Sim. Deve no entanto ter 12 meses de descontos nos últimos 2 anos na Suíça. Também tem direito ao Subsídio de Desemprego em Portugal depois de 3 meses de trabalho na Suíça, neste caso tem que manter a residência em Portugal.” A seguir o Sr.Adelino Sá escreve. “Uma pessoa que exerça um trabalho sazonal tem direito ao Fundo de desemprego em Portugal, através do Formulário 301, se provar que descontou no mínimo 6 meses no país de acolhimento.” Não compreendo: Uma pessoa trabalha na Suiça com o permi-L. Regressa a Portugal, reside em Portugal e procura trabalho em varios países. Tem direito ao subsidio de desemprego ao fim de 12 meses, ao fim de 3 meses, ou ao fim de 6 meses? É pago pela Suiça ou por Portugal? Preciso de saber, por favor.
Obrigado.

(escrito por Alexandre Pereira a 29.04.2010)

Resposta:

Se trabalhou diversos meses em países diferentes…terá que os juntar essa mesma prova  e apresentar no país de residência…neste caso Portugal….Se trabalhou na Suíça com o permis L 6 meses, e se regressar de novo na próxima estação..é preciso o formulário E 301 e recebe a diferença dos meses de um contracto para o outro em Portugal..mas o formulário tem que levar já consigo da suíça, consegue esse formulário numa Caixa de desemprego…Caixa do Cantão ou de um Sindicato..por exemplo

Esclarecimento gentilmente escrito por Adelino Sá, colaborador do sindicato UNIA e director do jornal Gazeta Lusófona.


Pergunta:Nos últimos 14 meses trabalhei 12,5 meses na Suiça, com o Permi-L.
Ao fim de 9 meses, regressei a Portugal, tendo o meu patrão dito que me enviaria o mod301. Nunca chegou, talvez porque necessito de 12 meses de descontos (como pude ler aqui).
Estive 1,5 meses em Portugal sem receber nada, porque aqui no Centro de Emprego e na Segurança Social disseram que nada fariam sem o mod301. Entretanto regressei à Suiça para um novo trabalho e, no regresso a Portugal, o meu patrão entregou-me um envelope com muitas folhas em que vinham descriminados os descontos que fiz e o que me foi pago. Infelizmente estavam em alemão, e não tenho cópias. Deu-me uma morada para a qual enviei estes documentos, era uma morada na Suiça (Graubunden), relacionada com estes assuntos. Foi-me dito por colegas que tenho de aguardar, que tudo é tratado entre os centros de emprego da Suiça e de Portugal, que não é necessário qualquer modelo 301.

O que devo fazer?
(escrito por Alexandre Pereira a 29.04.2010)

Resposta:

Não entendo — se trabalhou 12 meses e meio, como é que regressou ao fim de nove meses?  Quem tiver doze meses de descontos pode receber o fundo de desemprego na Suíça durante um período de 400 dias…a situação apresentada está confusa para se poder tirar alguma ideia…no entanto…o problema é que muitos vão para Portugal sem o formulário que devem obter numa Caixa de Desemprego na Suíça (existem diversas)

Esclarecimento gentilmente escrito por Adelino Sá, colaborador do sindicato UNIA e director do jornal Gazeta Lusófona.

1 COMENTÁRIO

  1. Ola. Estou a 3 anos na Suiça e no final do proximo ano pretendo regressar de vez a Portugal. Sempre trabalhei mas quando vier embora irei entregar a carta de despedimento. Assim sendo terei direito ao fundo de desemprego da Suiça em Portugal enquanto procuro novo trabalho(inscrevendo me no centro de emprego em portugal)?