Subsídio de Desemprego / 05.10.10 a 31.12.10

0
196

Pergunta:

BOM DIA.SERA QUE ME PODIAM RESPONDER A MINHA PERGUNTA? EU VIVO COM O MEU MARIDO NA SUICA DESDE 2001,AMBOS TEMOS TRABALHO SAZONA E O PERMISSO L, TEMOS UM FILHO NASCIDO CA E EU ESTOU A ESPERA DE OUTRO QUE TAL COMO O IRMAO IRA TER O PERMISSO L,TEMOS RESIDENCIA NA SUICA MAS TEMOS CARRO PORTUGUES, RECENTEMENTE TRECEBEMOS UM DOCUMENTO QUE DIZ QUE TEMOS DE TER CARRO SUICO. COMO ISTO E POSSIVEL SE NAO TEMOS PERMISSO B E TEMOS TRABALHO SAZONAL. JA TENTEI O PERMISSO B MA SDIZEM QUE COMO NAO TEMOS TRABLHO ANUAL QUE NAO E POSSIVEL,NAO PODERIAMOS TER O PERMISSO B UMA VEZ QUE JA ESTAMOS NA SUICA A BASTANTE TEMPO E TEMOS RESIDENCIA CA?
FICO A AGUARDAR A VOSSA RESPOSTA.
OBRIGADO
(escrito por Célia Varanda a 05.10.2010)Resposta:

Tem que mudar porque já reside na Suíça há mais de um ano e segundo os novos acordos bilaterais não é obrigada a sair da Suíça mesmo que tenha o L…ao fim de um ano, tem que mudar a carta de condução e o carro devolver a Portugal ou mudar-lhe a matricula…não tem o B porque não tem contracto sem limite de tempo, mas ter o L não quer dizer que não tenha os mesmos direitos…

Esclarecimento gentilmente escrito por Adelino Sá, colaborador do sindicato UNIA e director do jornal Gazeta Lusófona.


Pergunta:

Estou na suica a 3 anos como trabalhador sazonal e com permi L e gostava de saber se sempre que vou a Portugal tenho direito ao fundo de desemprego,(vou de 4 em 4 meses).é que eu ja ouvi dizer que temos que trabalhar pelo menos 180 dias por estacao e no meu caso como so faco 120 dias por estacao eu acumulo os 2 formularios o de verao e o de inverno para ter direito ao fundo de desemprego.Mas tambem ja li que sao so necessarios 3 meses de descontos por estacao para se ter direito ao fundo de desemprego em Portugal.Se alguem souber responder a minha pergunta agradecia que me responde-se para o meu mai : cisma@windowslive.comEste endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de email . (escrito por Pedro Pinto a 08.10.2010)
Resposta:

leia as outras repostas que obterá as informações que deseja

Esclarecimento gentilmente escrito por Adelino Sá, colaborador do sindicato UNIA e director do jornal Gazeta Lusófona.


Pergunta:

Boa tarde. Li com atençao todas as perguntas e respostas aqui colocadas, no entando ainda me restam algumas duvidas. Trabalho na Suiça desde 2008 sempre com contrato sazonal e permi L ( desde 15 de Março a 31 de Outubro) e os restantes meses regresso a minha residencia em Portugal. Pelo que li tenho direito a desemprego em Portugal. Quais os documentos necessarios, onde obte-los e quem vai preencher?
Agradeço a vossa atençao e uma resposta rapida para o meu email.
Obrigado
(escrito por Helder Martins a 12 de Outubro 2010)

Resposta:

E301  na Caixa de desemprego onde trabalhou antes de regressar a Portugal

Esclarecimento gentilmente escrito por Adelino Sá, colaborador do sindicato UNIA e director do jornal Gazeta Lusófona.

Pergunta:

Boa tarde
Estou na Suica vai fazer 3 anos como trabalhador sazonal,até agora sempre tive direito ao fundo de desemprego em Portugal.Hoje o meu patrao ofereceu-me um contrato definitivo com principio mas sem fim.Mas continuo a ir a Portugal de 4 em 4 meses.Sera que esse contrato me pode retirar o direito ao fundo de desemprego em Portugal.Agradecia que me respondessem com urgencia.
Pedro Pinto

Resposta:

É bem possível que sim, e isto porque o patrão tem de mencionar o motivo da sua ida, na entrega dos papéis ao Fundo de Desemprego, se tiver o contrato efectivo…???

Esclarecimento gentilmente escrito por Adelino Sá, colaborador do sindicato UNIA e director do jornal Gazeta Lusófona.


Pergunta:

Bom dia!! Será que poderíam me ajudar. Estive lendo o Portal mas não encontrei uma resposta adequada para mim.
Estou na suiça (cantão de Vaud) desde dezembro de 2009 e trabalhei cerca de 6 meses, Terminou o contrato em 31/ 7. Tenho o permit L que também terminou a validade exatamente na data do final do contrato ( o permit levou 7 meses para vir e já recebi vencido…)
Bem, o assunto é o seguinte: Estive na ORP fazendo inscrição e me deram muitos papéis para preencher e levar ao chômage. Mas ela já me avisou que nao tenho direito a indenização porque trabalhei pouco tempo, mas posso tentar juntando o que fiz antes em Portugal (trabalhei em 2008-2009)como Professora numa escola. Porque sendo assim conseguiria até fazer um curso de frances pagos por eles ..etc.. me parece que é assim né??
Minha dúvida é o seguinte: Onde devo buscar esse formulário??? E-301 (eu percebo pouco o francês )e talvez não tenha percebido onde era ,se em Portugal ou aqui.. e o que devo fazer com ele?? Levar para o empregador em Portugal? Levar na Seg. Social? O que mais devo fazer??preciso??
Outra dúvida é porque trabalhei como Professora a recibos verdes.. De mar a julho /08 e out/2008 a jun/2009.. Referenmte a esse trabalho, o que tenho aqui na suiça comigo são apenas atestados das horas trabalhadas e do período que trabalhei na escola aí em Portugal….
Quanto tempo de trabalho em Portugal é valido antes de eu vir pra cá??
Agradeço imenso se puderem me ajudar..
Meus ^Cumprimentos,
Solange

Resposta:

Para se receber  o fundo de desemprego na Suíça, tem que ter, até ao fim do mês de Março, doze meses de descontos… E 301, é a soma de todos os meses que trabalhou em paises da EU e receber as prestações do fundo de Desemprego no país onde tem a residência…Em Portugal o tempo que tem de ter em descontos é de 18 meses, que é o que vai começar a acontecer na Suíça  a partir do mês de Abril…O formulário e 301 obtém-se numa das Caixas de desemprego na Suíça..cantonal, unia, sxna comedia

Esclarecimento gentilmente escrito por Adelino Sá, colaborador do sindicato UNIA e director do jornal Gazeta Lusófona.