Paises Baixos / Holanda

0
145
Os Países Baixos, como o seu nome indica, são um país de muito baixa altitude, com cerca de um terço do território ao nível do mar, ou abaixo do nível do mar. Muitas zonas são protegidas contra as inundações por diques e paredões e grande parte das suas terras foram conquistadas ao mar, sendo o caso mais recente o pólder da Flevolândia.  O Parlamento (ou Staten Generaal) é composto por duas Câmaras: uma com 75 membros que são eleitos indirectamente e dispõem de poderes limitados e outra, a Câmara Baixa, cujos membros são eleitos directamente e têm poder para controlar o Governo.
Os membros das duas Câmaras são eleitos por um mandato de quatro anos. Atendendo ao equilíbrio entre os diversos partidos políticos, todos os governos são formados por coligações.
A actividade industrial concentra-se principalmente nos sectores da produção de alimentos, dos produtos químicos, da refinação de petróleo, dos produtos eléctricos e da maquinaria electrónica, sendo o sector agrícola também muito dinâmico. O porto de Roterdão é o porto com maior volume de tráfego da Europa, ao serviço de um vasto território que vai da Alemanha à Europa Central.
Os Países Baixos marcaram a história da pintura, em especial, no século XVII, a época dos grandes mestres holandeses como Rembrandt van Rijn, Johannes Vermeer e Jan Steen, mas os séculos XIX e XX, não são menos dignos de destaque, graças a grandes artistas como Vincent van Gogh e Piet Mondriaan.
As especialidades culinárias mais conhecidas dos Países Baixos são o arenque cru, as enguias fumadas e a sopa de ervilhas, sem esquecer os seus queijos, especialmente o Edam e o Gouda.
Hino Nacional Wilhelmus
Gentílico Holandês
Capital Amsterdão
Lingua oficial Neerlandês
Tipo de Governo Monarquia Constitucional Democrática
Monarca Guilherme Alexandre
Primeiro Ministro Mark Rutte
Entrada na UE 25 de Março 1957
Área 41 526 Km2
População estimativa 2014 16 819 595 hab.
Moeda Euro
Religião Principal Protestante
Cód. ISO NLD
Cód. Internet .nl
Cód. Telefone +31
Clima Temperado e marítimo
Para mais informações sobre o país das flores faça uma visita ao sítio da WIKIPÉDIA ou ao da COMISSÃO EUROPEIA
     CONTACTOS ÚTEIS
Posto de atendimento Consular de Portugal em Roterdão

Willemskade, 18
3016 DL Rotterdam
Horário de Atendimento
De Segunda a Sexta-feira, das 9.00 às 14.00 horas 3.ª Feira das 14.00 às 18.30 horas.
Embaixada de Portugal em Haia
Bazarstraat, 21
2518 AG Haia
Telefones: (3170) 3630217 e 3601458
Fax: (3170) 3615589
E-mail: icep.haia@icep.pt (delegação Comercial)

Mais informações úteis podem ser encontradas em CONSELHOS AOS VIAJANTES do sítio da Secretaria de Estado  das Comunidades

COMPARTILHAR
Artigo anteriorLuxemburgo
Próximo artigoPortugal