Letónia

0
214

A Letónia é uma das três Repúblicas Bálticas. Limita a norte com a Estónia, a leste com a Rússia, a sudeste com a Bielorrússia, a sul com a Lituânia e a oeste com o Mar Báltico. Banhada pelas águas geladas do mar Báltico, tem litoral pantanoso, com dunas de areia e importantes portos pesqueiros. Riga, a capital, é a maior capital das repúblicas bálticas. No bairro histórico de Riga misturam-se edificações medievais e prédios art nouveau, declaradas patrimônio da humanidade. As florestas cobrem quase metade do território, o que favorece o turismo ecológico, em especial na cidade de Sigulda, rodeada de cavernas, bosques e corredeiras. Ex-república da União Soviética, a Letônia conquista a independência em 1990. Como herança do domínio soviético, os russos constituem mais de 25% da população. O país fica fora da Comunidade dos Estados Independentes (CEI). Em 2004, a Letônia ingressou na Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e na União Europeia (UE).

A Letónia tornou-se independente da União Soviética em 1991. Situada na região do Mar Báltico, a Letónia é um país de baixo relevo com vastas áreas florestais que fornecem madeira para os sectores da construção e da indústria do papel. A natureza apresenta uma grande variedade de fauna selvagem. A Letónia produz bens de consumo, têxteis e máquinas-ferramenta. O país atrai turistas de toda a Europa. A população é composta por letões (59%) e russos (29%), mais de um terço dos quais vivem na capital, Riga. Fundada em 1201, Riga, que conta 730 000 habitantes, é a maior das cidades dos três Estados Bálticos, sendo a sua estátua da Liberdade da Europa, com 43 metros de altura, uma das mais altas da Europa.
O Parlamento unicamaral da Letónia, o Saeima, é composto por 100 deputados eleitos por sufrágio universal directo por um mandato de quatro anos. O Presidente é eleito pelo Parlamento, também para um mandato de quatro anos.
Entre os letões mais famosos conta-se o pintor expressionista Mark Rothko e o compositor contemporâneo Peteris Vasks.
Duas especialidades típicas da cozinha letã são as empadas de toucinho (speķa pīrādziņi) e a sopa fria de natas ácidas.
Hino Nacional Dievs, svētī Latviju! (Deus, Salve a Letônia!)
Capital Riga
Lingua oficial Letão
Sistema político República Parlamentar
Presidente Andris Bērziņš
Primeiro Ministro Laimdota Straujuma
Área 64 589Km²
População Estimativa 2007 2 220 700 hab.
Entrada na EU 2004
Moeda Lats
Religião Principal Luterana (25%) Católica (20%)
Cód. ISO LVA
Cód. Internet .lv
Cód.Telefone +30
Clima Temperado continental

 

Para completar a sua informação sobre este País recomendamos uma visita às páginas disponibilizadas pelos portais WIKIPÉDIA e COMISSÃO EUROPEIA .

     CONTACTOS ÚTEIS

transferir
Embaixada de Portugal 
Balsata Dambis,60
Oglu Iela
Kipsala
1048 LV Riga

Telefone: (003.71) 678.219.24
Fax: (003.71) 673.342.33
Emai: embporturiga@gmail.com
Horário de Atendimento

De Segunda a Sexta feira das 9.00 horas às 17.30 horas
(Período de almoço das 12.30 às 14.00 horas)

Para saber todas as informações úteis sobre a Letónia visite CONSELHOS AOS VIAJANTES no portal da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas.
COMPARTILHAR
Artigo anteriorIrlanda
Próximo artigoLituânia