Itália

0
179
Itália é um país europeu, localizado no sul do continente, ocupando a quase totalidade da Península Itálica, mais as ilhas da Sardenha e Sicília. A capital é Roma, que é também a maior cidade do país. Possui o formato aproximado de uma bota e por esse motivo os italianos comunemente chamam-na de “lo stivale” (“a bota”), ou la penisola(“a Peninsula” como uma antonomásia). A fundação do Estado Italiano moderno remonta à Unificação, completada em 1870. O Estado Italiano é actualmente uma república parlamentarista.
A Itália compartilha o seu limite alpino do norte com a França, a Suíça, a Áustria e a Eslovênia. O país também compartilha uma fronteira marítima através do Mar Adriático com a Croácia, a Eslovênia e a França. Os países independentes de San Marino e a Cidade do Vaticano são enclaves no território italiano .
O território italiano, predominantemente montanhoso, com excepção da planície de Po na região de Emilia-Romagna, estende-se dos Alpes ao Mar Mediterrâneo, onde se situam as ilhas da Sícilia, da Sardenha, de Elba e cerca de 70 ilhas mais pequenas. Na península italiana existem dois pequenos Estados independentes: a Cidade do Vaticano, em Roma, e a República de São Marinho.
O Parlamento bicamaral é composto pelo Senado (Senato della Repubblica), ou Câmara Alta, e pela Câmara dos Deputados (Camera dei Deputati). As eleições têm lugar de cinco em cinco anos.
Os principais sectores da economia italiana são o turismo, a moda, a engenharia, os produtos químicos, os veículos a motor e a alimentação. A Itália faz parte do grupo de países industrializados G8 e é a sétima economia mais importante do mundo. As regiões do Norte contam-se entre as mais ricas da Europa em termos de rendimento per capita.
A península italiana foi o berço não só do vasto império Romano, que deixou um imenso património arqueológico, cultural e literário, mas também do humanismo medieval e do Renascimento, que tanto contribui para moldar o pensamento político, a filosofia e a arte na Europa, através de personalidades como Maquiavel, Dante, Leonardo da Vinci e Galileu.
A lista de artistas italianos famosos é longa e inclui Giotto, Botticelli, Leonardo da Vinci, Miguel Ângelo, Tintoretto e Caravaggio, bem como os compositores de ópera Verdi e Puccini e o realizador de cinema Frederico Fellini.
A cozinha italiana é das mais refinadas e variadas da Europa, desde os pratos de sabor picante de Nápoles e da Calábria, ou à base de pesto na Ligúria, até aos pratos de queijo e risoto dos Alpes italianos.
Hino Nacional Fratelli d’Italia
Gentílico Italiano
Capital Roma
Língua oficial Italiano
Unificação 17 de Março 1861
República 2 de Junho de 1946
Governo República Parlamentarista
Presidente Giorgio Napolitano
Primeiro-Ministro Matteo Renzi
Entrada EU 1957
Religião Católica
Área 301 230 Km2
População estimativa 2009 60 303 800 hab.
Moeda Euro (até 1999 Lira Italiana)
Cód. ISO ITA
Código Internet .it
Código Telefone +39
Clima Mediterrâneo, alpino e continental
Para saber mais sobre a Itália aconselhamos uma visita aos stios da WIKIPÉDIA e COMISSÃO EUROPEIA
      CONTACTOS ÚTEIS
 
Embaixada de Portugal

Viale Liege, nº 21,
00198 Roma
Telefone1: (003.9) 06 .844. 80. 1
Telefone2: (003.9) 06 .844. 80. 20.0
Fax: (003.9) 06 .854. 22. 62
Emailconsul@embportroma.it
Horário de Atendimento
2.ª, 3.ª, 4ª e 6 ª, das 09:30 às 13.00h
5ª feiras c/excepção do mês de Agosto das 15:00 às17:00h.
( Durante o mês de Agosto, encerra às 13:00h.)
Para ter mais informações úteis sobre a Itália aconselhamos uma visita a CONSELHOS AOS VIAJANTES no sítio da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas.
COMPARTILHAR
Artigo anteriorFinlândia
Próximo artigoLuxemburgo