Homem mais Velho do Mundo completa 146 anos

0
76
Mbah Gotho, o homem mais velho do mundo

Sodimejo de acordo com a sua identidade, mas conhecido por todos como ‘Mbah Gotho’ completou 146 anos no passado31 de dezembro 2016. Ele mesmo afirma ser o homem mais velho do mundo, e está na posse de documentos legais que comprovam o  nascimento na Indonésia em 31 de Dezembro de 1870.

Embora as autoridades locais acreditem que os documentos com Mbah Gotho sejam verdadeiros, não é possível confirmar plenamente a data de nascimento porque a Indonésia só começou a manter registros de nascimentos a partir de 1900. Assim, o seu nome não está no livro do Guinness, onde consta como o homem mais velho do mundo, um homem chamado Kristal, israelita, sobrevivente de Auschwitz, nascido em 1903, agora tem 112 anos.

A  velhice extrema apresentou ao corpo de  Sodimejo muitas dificuldades. Ele diz que durante os últimos 3 meses mal conseguiu mover-se, e a sua única distração é ouvir a rádio, sua visão está prejudicada demais para conseguir ver televisão.

Depois de quase um século e meio de vida, Sodimejo passou por muito, talvez demais: nasceu um ano após a abertura do Canal de Suez, quando ainda existiam as Índias Orientais Holandesas, viveu o despertar nacional, a Segunda Guerra Mundial, Independência (1945), a era Sukarno (1945-1965), o regime de Suharto (1967-1998) e da nova era democrática em seu país. Sua história pessoal  é ainda  ainda mais agitada: sofreu a morte de quatro mulheres, dez irmãos e todos os seus filhos.

Quando interrogado sobre o segredo da sua longevidade, ele dá uma resposta simples: “É simplesmente a paciência.” E é com paciência que ele vai esperando a morte. Desde 1992 ele tem o seu túmulo pronto. Naquele ano, se os documentos não mentem, ele fez 122 anos de idade, por isso parecia lógico ir se preparando, porém  24 anos depois, ainda continua  vivo.