Grécia

0
164
A Grécia (em grego: Ελλάδα, AFI: [e̞ˈlaða], ou Ελλάς, AFI: [e̞ˈlas]) é o país mais meridional dos Balcãs e confina a norte com a República da Macedônia, com a Bulgária, e com a Albânia, a leste com a Turquia, quer em fronteira terrestre, quer com fronteira marítima no mar Egeu, a sul com o mar Mediterrâneo e a oeste com o mar Jônico, através do qual tem ligação a Itália. Localizada na juntura da Europa, Ásia e África, a Grécia é o berço de nascimento da democracia, da filosofia ocidental, dos Jogos Olímpicos, da Literatura ocidental e da historiografia, bem como da Ciência política, e dos mais importantes princípios matemáticos, e também o berço de nascimento do teatro ocidental, incluindo os gêneros do drama, tragédia e o da comédia.

Situada próximo da intersecção entre a Europa e a Ásia, a Grécia é o Estado mais meridional da Península Balcânica, no sudeste da Europa e conta mais de 2 000 ilhas nos mares Egeu e Jónico, das quais somente 170 são habitadas. O Monte Olimpo é o pico mais alto do país.
A Grécia é um dos berços da civilização europeia, tendo os seus sábios da Antiguidade fortemente contribuído para o progresso da filosofia, da medicina, da matemática e da astronomia. As cidades-Estado gregas foram pioneiras do desenvolvimento das formas de governo democrático. A herança histórica e cultural da Grécia continua a repercutir-se no mundo moderno nos campos da literatura, arte, filosofia e política.
Actualmente, a Grécia tem uma estrutura republicana, baseada na Constituição de 1975. Os 300 deputados do Parlamento unicamaral são eleitos por um mandato de quatro anos. O país está dividido em 13 regiões administrativas.
Mais de metade da indústria grega está concentrada na região de Atenas. Os principais sectores da economia grega são a agricultura, o turismo, a construção civil e a construção naval.
Entre os gregos mais conhecidos do nosso tempo contam-se o realizador Kostas Gavras, o Prémio Nobel Odysseus Elitis e o compositor Mikis Theodorakis.
A cozinha grega é geralmente preparada à base de carne de borrego e de cabrito, mas os pratos de peixe são igualmente muito apreciados. O azeite, que é produzido em grandes quantidades, acentua o sabor peculiar da comida grega.

Hino Nacional Ύμνος πρός την Ελευθερίαν
Capital Atenas
Lingua oficial Grego
Sistema político República
Tipo de Governo Parlamentar
Presidente Károlos Papúlias
Primeiro Ministro Antónis Samarás
Área 131 990 Km²
População Estimativa 2009 11 260 402 hab.
Entrada na EU 1981
Moeda Euro
Religião Principal Cristã ortodoxa (97%)
Cód. ISO GRE
Cód. Internet .gr
Cód.Telefone +30
Clima Mediterrâneo

 

Para saber mais sobre este País recomendamos uma visita às páginas dedicadas à Grécia nos portais WIKIPÉDIA e COMISSÃO EUROPEIA .

  CONTACTOS ÚTEIS

Embaixada de Portugal 
Av. Vassilissis Sofias, 23-2nd Fllor
10674 Atenas
Grécia

Telefone: (00 .30) 210.729.005.2
Fax: (00 .30) 210.729.493.3
Emailembportg@otenet.gr

Horário de Atendimento

De Segunda a Sexta-feira, das 9.00 às 12.30 horas

Podem ter mais informações úteis na secção CONSELHOS AOS VIAJANTES do portal da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorTurquia
Próximo artigoHungria