Fundada Associação de imprensa da diáspora – PLATAFORMA

0
125

A PLATAFORMA é uma associação sem fins lucrativos que se assume como interlocutora dos poderes públicos, nomeadamente as tutelas da Comunicação social e das Comunidades portuguesas no estrangeiro, com quem quer estabelecer acordos e protocolos de ação. Esta associação foi criada no passado dia 26 de julho, no Luxemburgo, com com a denominação PLATAFORMA – Associação dos órgãos de comunicação social portugueses no estrangeiro.

“Esta é uma velha aspiração que agora se torna realidade” explica Carlos Pereira, cofundador da associação e Presidente da Direção. “Já há mais de 10 anos, em Macau, foi criada uma associação de jornalistas portugueses no estrangeiro. Mais recentemente, em encontros de comunicação social patrocinados pela Secretaria de Estado das Comunidades, em Oeiras e no Porto, foi considerado importante criar uma associação que defendesse e representasse os órgãos de comunicação portugueses no estrangeiro, mas como ninguém tomava a iniciativa, nós decidimos lançar mãos à obra”.

A reunião fundadora realizou-se no Luxemburgo, com a participação de representantes dos jornais “LusoJornal” (França e Bélgica), “Gazeta Lusófona” (Suíça), “Contacto” (Luxemburgo), da revista “Decisão” (Luxemburgo) e do site internet “Bomdia.lu” (Luxemburgo). Participaram ainda os jornais “As notícias” (Reino Unido) e “Portugal Post” (Alemanha).

Segundo os estatutos da associação, a PLATAFORMA tem como principais objetivos: “Defender os interesses dos ?”rgãos de comunicação social portugueses no estrangeiro, assim como dos seus jornalistas e colaboradores, listar esses mesmos órgãos, criar elos de ligação entre eles, representar os ?”rgãos de comunicação social portugueses no estrangeiro, os seus jornalistas e colaboradores, junto das instâncias governamentais e ser interlocutor das principais instituições que trabalham nesta área”.

A associação vai ter sede em Lisboa, vai ser legalizada nos próximos meses e neste momento está a finalizar a constituição da lista dos seus primeiros Corpos gerentes.

Uma página Facebook foi criada, está a ser criado um site internet para a associação e os fundadores anunciam já várias iniciativas, uma das quais é realizar uma Assembleia Geral em 2015.

Lista dos corpos gerentes:

Assembleia Geral

Presidente:
José Diniz Rocha
“Tribuna de Macau” / Macau

Secretário:
Adelino Sá
“Gazeta Lusófona” / Suíça

Secretária:
Eliesa Florinda Schulte
“Portugal Post” / Alemanha

Direção

Presidente:
Carlos Pereira
“LusoJornal” / França e Bélgica

Vice Presidentes:
Paulina Araújo
“Rádio WJFD” / Estados Unidos

Odair Sene
“Mundo Lusíada” / Brasil

Conceição Ferreira
“TV Portuguesa Montreal” / Canadá

Rogério Varela
“O Século” / África do Sul

Secretário:
Raúl Reis
“Bomdia” / Luxemburgo

Tesoureiro:
João Noronha
“As Notícias” / Reino Unido

Conselho Fiscal

Presidente:
José Campinho
“Decisão” / Luxemburgo

Secretário
Luís Pires
“Luso Americano” / Estados Unidos

Relator:
(A confirmar)

In Bomdia.lu