Finlândia

0
130

A Finlândia, um país de florestas e lagos, é talvez essencialmente conhecida pela sua beleza natural bem preservada. No extremo norte do país, a região das noites brancas, o sol não se põe durante quase dez semanas de Verão e no Inverno, nessa mesma região, não nasce o dia durante cerca de oito semanas. Uma vez que a Finlândia fez parte da Suécia durante setecentos anos (desde o século XII até 1809) cerca de 6% da população fala sueco. A Finlândia acedeu à independência após a Revolução Russa em 1917, ano em que foi instaurada a República. O Parlamento unicamaral tem 200 deputados eleitos por um mandato de quatro anos.

O país desenvolveu uma economia moderna e competitiva, sendo líder mundial no sector do equipamento de telecomunicações. As exportações são constituídas principalmente por equipamentos de telecomunicações e produtos do sector metalomecânicos, papel, pasta de papel e madeira, artefactos de vidro, aço inoxidável e cerâmica.
A beleza natural do extremo norte inspirou muitos artistas, nomeadamente o compositor Jean Sibelius e o designer Alvar Aalto.
A cozinha finlandesa sofreu influência continental, russa e sueca. Entre os pratos tradicionais contam-se pratos de peixe (especialmente ovas de salmão e rodovalho) e a carne de rena. Vale a pena provar os pastéis da Carélia (karjalanpiirakka) feitos de batata ou de arroz e o peixe e carne gorda de porco em crosta de pão de centeio (kalakukko).
A Finlândia possui uma economia de mercado altamente industrializada, com produção per capita maior que a do Reino Unido, França, Alemanha e Itália. O padrão de vida finlandês é elevado. O sector-chave de sua economia é a indústria – principalmente madeireira, metalurgia, engenharia, telecomunicações (destaque para a Nokia) e produtos electrónicos. O comércio externo é importante, representando cerca de 1/3 do PIB. Com excepção de madeira e de vários minérios, a Finlândia depende de importações de matérias-primas, energia, e alguns componentes de bens manufacturados.
Por causa do clima rigoroso, o desenvolvimento da agricultura é limitado a produtos básicos de subsistência. A exploração madeireira, uma importante fonte de renda, fornece um segundo trabalho para a população rural.

 

Hino Nacional Maamme (finlandês)
Capital Helsínquia
Lingua oficial Finlandês e Sueco
Sistema político República
Tipo de Governo Parlamentar
Presidente Sauli Niinistö
Primeiro Ministro Alexander Stubb
Independência da Rússia
Autonomia 29 de Março de 1809
Declarada 6 de Dezembro de 1917
Reconhecida 3 de Janeiro de 1918
Área 338 145 Km²
População Estimativa 2009 5 348 357 hab.
Entrada na EU 1995
Moeda Euro
Cód. ISO FIN
Cód. Internet .fi, .ax e .eu
Cód.Telefone +358
Clima Temperado

Para saber mais sobre este País nórdico aconselhamos uma visita às páginas a ele dedicadas pela WIKIPÉDIA e pela COMISSÃO EUROPEIA .

         CONTACTOS ÚTEIS

Embaixada de Portugal 
Itäinen Puistotie 11B,
FI-00140 Helsinki
(Entrada pela Oikotie 1)

Telefone: (00 .358. 9) 68 .24 .371.8
Fax: (00 .358. 9) 66 .35 .50
Email: seccao.consular@portugal.fi

Horário de Atendimento
De 2ª a 6ª feira das 09:00 às 12:00

Para ter mais informações úteis aconselhamos uma visita a CONSELHOS AOS VIAJANTES do portal da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas.

Para saber onde encontrar a comunidade portuguesa passe pelo DIRECTÓRIO deste seu portal.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorRepública Checa
Próximo artigoItália