Final da Liga Europa de 2016 vai ter lugar na Suíça

0
269

O estádio de St. Jakob-Park foi hoje confirmado como o estádio onde terá lugar a final da Liga Europa de 2016.

A final deste ano será disputada na cidade de Varsóvia na Polónia e a de 2016 terá lugar no maior estádio da Suíça, conforme confirmado hoje em Nyon na reunião do Comité Executivo da UEFA.

Carinhosamente chamado pelos adeptos do clube basileses por “Joggeli” tal como o velho estádio que ali existiu, este estádio foi já palco de quatro finais europeias. A final da extinta Taça das Taças teve ali lugar por quatro vezes, em 1969, 1975, 1979 e 1984, esta última disputada entre o Juventos de Itália e o FC Porto, ganha pelo clube transalpino por 2-1.

Em 2008 foi neste estádio que teve lugar o jogo de abertura do Europeu entre a Suiça e a República Checa.

Este foi o primeiro estádio multifuncional construido na Suíça. Possui uma estructura ultramoderna incluindo uma instalação solar montada no tecto do estádio com capacidade para cobrir todas as necessidades dos jogadores, espectadores e meios de comunicação social. Dispõe de um centro comercial destribuido por três pisos com uma área de 16 500 metros quadrados. Tem também, num anexo ao estádio, um Lar da terceira idade com 107 apartamentos. O estádio de St. Jakob dispõe de 38’512 lugares sentados.