Estónia

0
99

A República da Estónia (português europeu) ou Estônia (português brasileiro) (em estoniano: Eesti ou Eesti Vabariik) é um dos três países bálticos, situado na Europa Setentrional, constituído por uma porção continental e um grande arquipélago no mar Báltico. Limita-se ao norte com o golfo da Finlândia que o separa da Finlândia, a leste limita-se com a Rússia, ao sul com a Letônia e a oeste com o mar Báltico, que o separa da Suécia.

Possui pouco mais de um milhão e trezentos mil habitantes, distribuídos em 45 mil quilômetros quadrados. A Estónia é membro da União Européia desde 1 de maio de 2004 e da OTAN desde 29 de março de 2004.
Os estonianos são um povo fínico íntima e etnicamente ligado aos finlandeses e aos lapões. O país tem ligações culturais e históricas com os países nórdicos, particularmente com a Finlândia, a Suécia e a Dinamarca.

A língua estoniana faz parte do grupo fino-úgrico e é próxima do finlandês e distantemente ligada ao húngaro, outras duas línguas pertencentes ao grupo fino-úgrico. Juntamente com o finlandês, o húngaro e o maltês, o estoniano forma o grupo de línguas oficiais da União Européia que não é de origem indo-européia.
O nome atual de Estónia provavelmente provém do historiador romano Tácito, que em seu livro Germania (ca. 98 AD) descreveu o povo que morava na região da atual Estónia como os Aestii, um povo bárbaro que era distinto dos outros povos da região. Igualmente, havia nas antigas sagas escandinavas relatos sobre a região da Estónia como Eistland. Em latim arcaico e em outras fontes da Antigüidade, o nome pode ser encontrado como Estia e Hestia descrevendo as terras estonianas. Mas a primeira vez que os próprios estonianos se chamaram assim foi durante o período de fortalecimento da cultura estoniana no meio do século XIX, os habitantes das terras do leste ou Eesti.
Durante séculos os estonianos tiveram a sua terra ocupada por outros povos, o que caracteriza um pouco da influência da Rússia, Dinamarca, Suécia, Finlândia e Alemanha na cultura estoniana. A noção de país veio muito mais tarde, apenas na metade do século XIX, com um forte crescimento cultural somado ao crescimento da população urbana, em decorrência da industrialização e da elevação do nível cultural da população, o que favoreceu a união de povos de mesma origem, resultando em um Estado autônomo, estabelecido com a promulgação da Constituição de 1917.
Hino Nacional Mu isamaa, mu õnn ja rõõm
Capital Tallinn
Gentílico Estoniano
Lingua oficial Estoniano
Independência da Rússia
 – Declarada 24 de fevereiro de 1918
– Reconhecida 2 de fevereiro de 1920
– Ocupada pela URSS 16 de junho de 1940
– Redeclarada 20 de agosto de 1991
Sistema político República Parlamentar
Presidente Toomas Hendrik Ilves
Primeiro Ministro Taavi Rõivas
Área 45 226 Km²
População estimativa 2013 1 266 375 hab.
Entrada na EU 1 de Maio 2004
Moeda Coroa estoniana
Religião Principal Ortodoxa
Cód. ISO EST
Cód. Internet .ee
Cód.Telefone +372
Clima Oceânico e continetal

 

Muita informação existe na internet. Se pretende saber mais conselhamos uma visita à página da ESTÓNIA na Wikipédia, ou à ao sítio da COMISSÃO EUROPEIA .
CONTACTOS ÚTEIS
Embaixada de Portugal

kohtu 10,
10130 Tallinn

Telefone: (003.72) 611.746.8
Fax: (003.72) 611.746.7
Emaiemb.portugal.tallin@gmail.com

Horário de AtendimentoDe segunda a sexta feira das 10.00 horas às 17.00 horas
(não encerra para almoço)

Para mais informações úteis sobre a Estónia não deixe de consultar CONSELHOS AOS VIAJANTES na homepage da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorFrança
Próximo artigoEspanha