Eslováquia

0
378

A Eslováquia (em eslovaco Slovensko), cujo nome oficial é República Eslovaca (em eslovaco Slovenská republika), é um país sem litoral localizado na Europa Central. Com uma população de mais de cinco milhões de habitantes e uma área de cerca de 49 000 km², o país limita com a República Checa e a Áustria a oeste, a Polónia ao norte, a Ucrânia ao leste e a Hungria ao sul. Sua capital e maior cidade é Bratislava. A Eslováquia é um Estado-membro da União Européia, da OTAN, da OCDE, da OMC e de outras organizações internacionais.
Os povos eslavos chegaram ao território da atual Eslováquia entre os séculos V e VI, durante o período das grandes migrações. Ao longo da história, partes do território atualmente ocupado pela Eslováquia pertenceram ao Império de Samo (primeira entidade política dos eslavos), Grande Morávia, Reino da Hungria, Império Habsburgo, Monarquia Austro-Húngara e Checoslováquia. A Eslováquia tornou-se independente em 1 de janeiro de 1993, com a divisão pacífica da Checoslováquia: o chamado Divórcio de Veludo.
A República Eslovaca acedeu à independência em Janeiro de 1993, após a cisão da Checoslováquia em duas Repúblicas independentes.
O Rio Danúbio liga a Eslováquia, situada no coração da Europa Central, aos países vizinhos. A atracção natural mais famosa são os picos de Tatra, apreciados pelas suas paisagens e pelas infraestruturas para a prática de esquis. As terras da planície do Danúbio formam uma região fértil para a produção de trigo, centeio, batata, beterraba sacarina, fruta, tabaco e vinha.
O Presidente da República, eleito por sufrágio universal directo, por um mandato de cinco anos, dispõe de poderes limitados. O Parlamento unicamaral é composto por 150 membros eleitos por um mandato de quatro anos.
A população é composta por 86% de eslovacos, constituindo os húngaros, a principal minoria étnica.
As fortificações existentes no cimo de muitas colinas são testemunho de uma longa história de invasões. Bratislava, onde, no passado, eram coroados os reis da Hungria, tem um importante património arquitectónico medieval e barroco.
Os principais pratos tradicionais são os bolinhos de batata com queijo de cabra e a sopa de couve com salsicha.
Entre os eslovacos mais conhecidos contam-se Štefan Banič que inventou o pára-quedas em 1913, o fundador da arte pop, Andy Warhol, ou Andrej Varchola, cujos pais eram originários do Leste da Eslováquia, sem esquecer a célebre orquestra Slovenská Filharmónia, criada em 1949.

Hino Nacional Nad Tatrou sa blýska  (sobre os Tatras brilha o relâmpago)
Gentílico Eslovaco
Capital Bratislava
Lingua oficial Eslovaco
Tipo de Governo República Parlamentar
Chefe de Estado Andrej Kiska
Chefe de Governo Robert Fico
Independência Por desmembramento da Checoslováquia
– Declarada 1 de Janeiro de 1993
Entrada na EU 1 de Maio 2004
Área 49 035Km2
População estimativa 2007 5 447 502hab.
Moeda Euro
Religião oficial Cristianismo (católicos 60,3%, protestantes 7,9%, Igreja Católica Grega 3,4%…)
Cód. ISO SVK
Cód. Internet .sk
Cód. Telefone +421
Clima Temperado, com verões relativamente frescos e invernos frios, enevoados e húmidos.

 

Para saber mais sobre este país aconselhamos uma visita aos sítios da WIKIPÉDIACOMISSÃO EUROPEIA .

CONTACTOS ÚTEIS

Embaixada de Portugal em Bratislava
Moskovská 10
811 08  Bratislava

Telefone: (004.21) 250.102.211
Fax: (004.21) 250.102.222
Email: embportbrat@stonline.sk

Horário de Atendimento
De Segunda a Sexta-Feira das 10.00 horas às 15.00 horas
(não encerra para almoço).

Para mais informações úteis sobre a ESLOVÁQUIA faça uma visita ao sítio da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas

COMPARTILHAR
Artigo anteriorChipre
Próximo artigoEslovénia