Tarouca

Tarouca é uma cidade portuguesa no Distrito de Viseu, Região Norte.
O concelho de Tarouca data de uma época em que de Portugal nem o nome existia e o seu território, tal como hoje é constituído, fazia parte integrante da Península. A sua história, nesses tempos remotos, não pode separar-se da dos povos ou tribos que habitaram no Ocidente, para cá dos Pirinéus, e dela faz parte, como o ramo da árvore a que está ligado.
Os Lusitanos, foram provavelmente os seus primeiros habitantes. Alguns historiadores consideram-nos já o resultado da fusão de Iberos e Celtas, cujas migrações se perdem na noite dos tempos.
Destaca-se a beleza das suas paisagens e numerosos vestígios do seu passado glorioso, tais como igrejas monumentais, seu valioso recheio em obras de arte, ruínas de ricos e importantes mosteiros, pontes medievais entre outros documentos históricos que atestam a sua importância através dos tempos desde antes da fundação de Portugal.

Tarouca é sede de um município com 101,50 km² de área e 8 308 habitantes (2001), subdividido em 10 freguesias. O município é limitado a nordeste pelo município de Armamar, a leste por Moimenta da Beira, a sul por Vila Nova de Paiva, a sudoeste por Castro Daire e a noroeste por Lamego.