Percurso da Serra das Meadas – Lamego

O percurso pedestre da Serra das Meadas, tem início na cidade de Lamego, datada do tempo dos romanos e reconquistada aos mouros em 1057, por Fernão Magno Leão. Como particularidade, Lamego é a única cidade do País que se constitui sede da Diocese da cidade, sem que esta seja Distrito.

Neste percurso, ou perto dele, existe um vasto número de pontos de interesse, tais como a Sé de Lamego, o Castelo, o Santuário da Nª Sª dos Remédios, o Parque Biológico da Serra das Meadas, o Miradouro da Sª da Serra, entre outros atractivos históricos e culturais que ainda hoje perduram no tempo.

O percurso pedestre da Serra das Meadas localiza-se no maciço granítico de natureza porfiróide. O seu relevo é muito caprichoso e imponente, apresentando-se como um ecossistema essencialmente de montanha, verifica-se a estratificação da vegetação e biodiversidade variável de acordo com a altitude.

A Serra das Meadas, situada na encosta norte de Lamego, apresenta um património geomorfológico vastíssimo ligado à morfologia granítica, capaz de projectar de forma eficaz as espectaculares paisagens serranas.

No trilho em si, podemos distinguir três tipos de trajectos: o citadino, que envolve a cidade de Lamego, o de montanha, que inclui a Serra das Meadas, e o rural, de Penude a Lamego.  niciado a 570 m de altitude, na zona de jardins de beleza extraordinária, o percurso ultrapassa os 850 m de altitude, onde se pode ter uma visão panorâmica sobre Lamego.