Nelas

Caracterização Geo-Econômica
È um dos 24 concelhos que compõem o distrito de Viseu. O concelho é composto por 9 freguesias, com uma superfície de 124 km2 para uma população estimada em cerca de 14400 habitantes. Entre o Mondego e o Dão, o concelho faz fronteira com Mangualde e Carregal do sal, é servida por uma estação da Linha da Beira Alta, factor importante o desenvolvimento local e de certo modo revelante para a implantação de estruturas produtivas tais como a silvicultura, a pecuária e os derivados da madeira, resinas e lacticínios. Mas os recursos do solo não se excedem à floresta, porquanto o concelho é excelente produtor de vinhos Dão, azeite e frutas.

Gastronomia
A gastronomia tem no Bacalhau doirado o maior cartaz. Sem esquecer os peixes (barbo, boga, enguia e carpa da barragem da Aguieira ) do Dão e Mondego e as trutas dos afluentes do primeiro rio.

Monumentos
Pelourinho de Folhadal ( Nelas )
Igreja da Misericórdia e Santar
Mosteiro de São marcos de santar, fundado por Diogo Soares Albergaria
Ruínas do antigo poço de Lopo d Cunha
Igreja Matriz de Vilar Seco
Pelourinho de Vilar seco
Casa da Câmara da Aldeia da Aguieira ( Carvalhal redondo )

Feiras, Festas e Romarias

Feiras mensais
Carvalhal Redondo – 3º Sábado de cada mês
Santar – Último Sábado de cada mês
Termas
Caldas da Felgueira, no concelho de Nelas, têm as suas águas aconselhadas no tratamento de afecções respiratórias ( rinites, rinofraringites, sinusites, laringites, traquites, bronquites, asma ). Reumatismo, perturbações circulatórias, periféricas e certas dermatoses. Época termal vai de 1 de Junho a 15 de Outubro.

Informações Úteis
Câmara Municipal – 232 941 300
Bombeiros -232 941 250
Centro de Saúde – 232 949 086
Farmácia A Pais – 232 944 214
Farmácia Faure – 232 944 241
GNR – 232 944 293