Museu Municipal de Vouzela

O Museu Municipal de Vouzela foi inaugurado no dia 31 de Agosto de 1963, na Casa dos Távoras, albergou dezenas de peças doadas muitas delas por Vouzelenses e outras por gente anónima.

O espólio do Museu foi aumentando e surge então a necessidade de se arranjarem novas instalações. É neste momento que a Câmara vai chamar a si a responsabilidade de adquirir um espaço para aí instalar o Museu.

Em 1 de Abril de 1976 o Museu de Vouzela é municipalizado o que lhe confere um grau de importância, que valoriza não só o património do município mas constitui também um grande atractivo turístico para a terra de S. Frei Gil.

Muitos foram os que pensaram fazer no Antigo Tribunal Judicial as novas instalações para o Museu, mas esta tarefa não foi fácil uma vez que este espaço se encontrava ocupado pela GNR. Depois de algumas diligências efectua-se a mudança desta força de segurança para novas instalações – a antiga cadeia.

Na década de oitenta são então iniciadas obras de restauro e adaptação deste antigo edifício, para que neste espaço seja instalado o Museu a Biblioteca e o Posto de Turismo.

No ano de 1995 a Biblioteca passa para o edifício dos Paços do Concelho e mais tarde já em 2004 foi a vez do Posto de Turismo também adquirir um espaço próprio ficando então o Museu em exclusivo, nestas instalações da Praça Morais de Carvalho.