A Rota do Castro do Banho

O percurso tem o seu início nas Termas de S. Pedro do Sul na margem esquerda do Rio Vouga, junto ao INATEL Palace. Atravessamos o rio pela ponte pedonal e seguimos até Beirós. Ferreiros é a povoação que nos aparece a seguir, donde partimos em direcção a Serrazes, passando pela Casa dos Malafaias.

Deixando Serrazes, seguimos para a Foz do Rio Zela, local onde atravessamos o Rio Vouga. Estrada acima, chegamos à Vila de Vouzela. Daqui ao ponto de partida é “um saltinho”.
Nesta parte do percurso percorremos uma estrada romana, passamos ao lado do Marco em pedra que divide os dois Concelhos, acompanhando o Rio Vouga.
Ao regressar às Termas e ao percorrer a sua parte antiga passo a passo pelas ruas estreitas, vamos de encontro ao ponto central onde fica o Jardim Termal e a praça que abraça o Balneário rainha Dª Amélia. Depois, o Centro Termal, as ruínas do Balneário Romano e da Piscina D. Afonso Henriques e a capela de S. Martinho.
Finalizando o percurso, num ritual relaxante, podemos desfrutar da beleza que as Termas nos oferecem, e porque não, visitar por ali as lojas de artesanato e doçaria da região, tendo sempre onde dormir.