Diferença entre reformas na Suíça e em Portugal

0
395

A diferença entre um país em crise como Portugal e, um país estável como a Suíça, passa pela vontade política em fazer leis justas e iguais para todos. O caso da diferença entre uma única reforma na Suíça e as múltiplas e milionárias reformas em Portugal é disso a prova.

No país helvético os cidadãos têm direito a uma única reforma com um valor máximo aproximado de 1700€, independentemente das funções e das qualificações que desenvolveram ou tiveram durante a sua vida de trabalho, ao qual juntam um segundo pilar, obrigatório a partir dos 25 anos, ou até um terceiro pilar (PPR) este facultativo, para aumentar o valor a receber no momento da reforma.

A reportagem do colaborador RTP na Suíça, Noé Monteiro, bastante divulgada nas redes sociais, é a confirmação de como as coisas se processam na Suíça. Talvez fosse um exemplo a seguir pelos nossos governantes. Ou talvez não porque para isso era necessário que houve-se vontade política e essa parece-me que não existe. Para que esta vontade fosse acordada nada melhor do que dar a voz ao povo. Na Suíça nenhuma decisão importante é tomada pelo governo sem primeiro ser avalizada pelo povo em referendo.