Chipre

0
131

Chipre é a maior ilha do Mediterrâneo Oriental, estando situada a sul da Turquia. As duas principais regiões montanhosas (Carpas a norte e Trogodos na parte central e a sudoeste da ilha) estão separadas pela planície fértil de Mesoreia.

Chipre foi desde tempos remotos uma zona de passagem entre a Europa, a Ásia e África, existindo ainda hoje inúmeros vestígios de sucessivas civilizações (villas e teatros romanos, igrejas e mosteiros bizantinos, castelos do tempo dos cruzados e testemunhos de habitats pré-históricos).

As principais actividades económicas da ilha são o turismo, a exportação de vestuário e de artesanato e a marinha mercante. Bordados, cerâmica e trabalhos em cobre são as principais especialidades do artesanato tradicional.

As especialidades gastronómicas locais são os tradicionais mezze, uma série de petiscos servidos como prato principal, o queijo halloumi e a aguardente zivania.
Após a ocupação da parte norte da ilha pela Turquia em 1974, as comunidades cipriotas grega e turca ficaram separadas pela denominada Linha Verde.
Chipre é também conhecida como a Ilha de Afrodite, a deusa do amor e da beleza, que, segundo reza a lenda, aí terá nascido.
No domínio da cultura, destacam-se, na literatura moderna, o poeta e escritor Costas Montis e o escritor Demetris Th. Gotsis e, na música, os compositores Evagoras Karageorgis e Marios Tokas.
O Chipre (em grego, Κύπρος, transl. Kýpros; em turco, Kıbrıs) é uma ilha situada no mar Egeu oriental ao sul da Turquia, cujo território é o mais próximo, seguindo-se a Síria e o Líbano, a leste.
Segundo leis internacionais, a ilha de Chipre no seu todo é um país independente. Mas, apesar disso, encontra-se dividida entre um Estado que ocupa os dois terços ao sul da ilha – o Chipre grego – e a república turca, que ocupa o terço norte da ilha e que é reconhecida somente pela própria Turquia. Ambos os estados possuem a cidade de Nicósia como a sua capital.
O nome da ilha e do país deriva da palavra grega para cobre, kýpros.[carece de fontes?] Por isso, alguns autores especulam que a melhor tradução do nome em português seria Cipro, em vez do galicismo Chipre.[carece de fontes?]
Hino Nacional Ὕμνος εἰς τὴν Ἐλευθερίαν (Ymnos is tin Eleftherian)(“Hino à Liberdade”)
Gentílico Cipriota, cíprio
Capital Nicósia
Lingua oficial Grego, Turco
Tipo de Governo República Presidencialista
Chefe de Estado Nicos Anastasiades
Independência do Reino Unido
–  Tratado de Zurique e Londres 19 de fevereiro de 1959
Declarada 16 de Agosto 1960
Entrada na EU 1 de Maio 2004
Área 9 251Km2
População estimativa 2007 788 457hab.
Moeda Euro
Religião oficial Cristianismo 93,3%(ortodoxos gregos 92%, maronitas 1,3%…)
Cód. ISO CY
Cód. Internet .cy
Cód. Telefone +357
Clima Mediterrânico

 

Para mais informações sobre o Chipre aconselhamos uma visita aos sítios sobre o país, disponibilizados pela WIKIPÉDIA ou pela COMISSÃO EUROPEIA .

 

CONTACTOS ÚTEIS

Embaixada de Portugal em Nicósia
Severis Bldg. 5th floor
9 Arch. Makarios Avenue
PO BOX 27407
1645 Nicósia

Telefone: (003.57) 223.751.31
Fax: (003.57) 227.564.56
Email: seccao.consular@nicosia.dgaccp.pt

Horário de Atendimento
De segunda a sexta feira das 10.00 horas às 12.00 horas

Para mais informações úteis sobre o Chipre visite a página CONSELHOS AOS VIAJANTES no sítio da Secretaria de Estado das Comunidades.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorBulgária
Próximo artigoEslováquia