Cartões em vez de dinheiro: Portugueses revelam preferências nos pagamentos

Segundo estudo da multinacional Visa, 68% dos portugueses prefere utilizar cartões (de débito e crédito) em vez de dinheiro.

0
17

Estudo da multinacional de pagamentos eletrónicos Visa revela que 68% dos portugueses prefere utilizar cartões em vez de dinheiro, dos quais 64% realiza, de facto, as compras quotidianas desta forma virtual, relata a Lusa. Para a realização deste estudo deram o seu contributo 502 internautas com idades entre os 25 e os 55 anos, em dezembro passado.

A Visa avança, também, que dos 64% que realizam as suas compras com cartões, 51% das aquisições de bens e serviços do dia-a-dia são efetuadas através de cartões de débito e 13% através de cartões de crédito.

No documento pode ler-se que “58% dos entrevistados afirmam serem portadores de uma menor quantia de dinheiro na carteira (média diária de 21 euros), enquanto que 91% dos inquiridos confirmam nunca sair de casa sem os seus cartões”,

É, ainda, divulgado no comunicado que 80% dos inquiridos “considera como situação ideal a possibilidade de poder pagar com cartão sempre, em qualquer lugar e independentemente do valor, por menor que seja”, ao passo que 29% alegam “já recorreram ao pagamento contactless (sem contacto físico do cartão com o terminal de comunicação) nas suas compras”.

Os supermercados (70%) e os grandes retalhistas (64%) são “os estabelecimentos onde esta tecnologia é mais utilizada”.