Ayrton Senna morreu à 23 anos

Ayrton Senna morreu à 23 anos

0
89
Ayrton Senna

Faz hoje 23 anos que nos deixou. Hoje e sempre, é tempo de recordar Ayrton Senna.

Neste dia aqui vos deixamos 15 coisas que quase ninguém sabe sobre Ayrton Senna

Considerado por muitos como o maior piloto de Fórmula 1 de sempre, Ayrton Senna foi adorado pela sua garra dentro da pista, mas também pelo seu lado humano fora dela. No dia em que se assinalam 23 anos sobre a sua morte, revelamos 15 coisas menos conhecidas sobre o piloto brasileiro.1. Ayrton Senna obteve seu primeiro veículo aos 4 anos: um mini kart feito pelo seu pai.2. A sua alcunha em pequeno era “Beco”.3. Em 1983, Ayrton Senna correu uma prova da Fórmula 3, em Inglaterra, com o carro sem travões.

4. A primeira vez que Ayrton Senna pilotou o carro que o matou, achou logo que o mesmo não estava em condições para correr.

5. O caixão de Ayrton Senna veio de Paris para São Paulo em classe executiva num avião da Varig. Poucos passageiros sabiam que era Senna que vinha no caixão.

6. Ayrton Senna usava sempre as cores do Brasil no seu capacete, tradição essa que levou para a Fórmula 1.

7. Ayrton Senna recebeu o título de Piloto de Caça Honorário da Força Aérea Brasileira em 1987.

8. O circuito inglês de Silverstone recebeu a alcunha de “Silvastone”, em homenagem ao apelido Silva do piloto. Ayrton Senna venceu três provas de Fórmula 3 nesse circuito.

9. Ao longo de sua carreira, Ayrton Senna conquistou 41 vitórias (19 de ponta a ponta), 161 GPs, 2.750 voltas na liderança, 65 poles e 3 Títulos Mundiais.

10. O piloto morreu sem deixar filhos.

11. Michael Schumacher, que venceu a corrida reiniciada após o acidente mortal de Ayrton Senna, disse na entrevista pós-corrida que “não podia sentir-se satisfeito, não podia sentir-se feliz” com a vitória depois dos eventos ocorridos durante o fim-de-semana.

12. A Fórmula 1 sofreu muitas modificações com o intuito de aumentar a segurança tanto dos pilotos como dos espectadores. Desde a corrida que matou Ayrton Senna, foram feitas numerosas mudanças no regulamento para reduzir a velocidade de um Fórmula 1 e novos circuitos, como o Circuito Internacional do Bahrain, incorporaram grandes áreas de escape para reduzir a velocidade dos carros antes que eles colidam com um muro.

13. Ayrton Senna teve um funeral de Estado e estima-se que tenham estado cerca de 500 mil pessoas nas ruas para assistir à passagem do caixão.

14. Procuradores italianos acusaram seis pessoas de homicídio com relação à morte de Senna, todas as quais absolvidas posteriormente.

15. A morte do piloto foi considerada pelos brasileiros como uma tragédia nacional tendo o governo brasileiro decretado três dias de luto nacional. O governo brasileiro concedeu-lhe ainda honras de chefe de Estado, com a característica salva de tiros.

Ayrton Senna