André – Magia em Português

0
154

O Nuno André Araújo Barbosa, é natural de Barcelos onde nasceu no dia 23 de Fevereiro de 1980. Está na Suíça desde 2000 e habita em Domat/Ems, uma pequena localidade perto da cidade de Chur, capital do cantão dos Grisões e cidade mais antiga da Suíça. Desempenha as funções de manobador de máquinas industriais, é casado e pai de um filho. Esta é em poucas palavras a descrição deste jovem, um  artista da comunidade que escolheu a magia como hobby, mas que actualmete apresenta em palco um programa de muita boa qualidade a roçar já o limiar do profissionalismo.  Aproveitámos  a presença na festa de Natal da APE em St. Moritz, para fazer uma pequena entrevista  que servirá talvez, como cartão de visita para os diversos clubes da nossa comunidade.

Pt – Você está na Suíça à nove anos. Quando cá chegou já sabia algo sobre o mundo do espectáculo e em especial  sobre magia?
André Barbosa – Quando cheguei à Suíça já tinha algum conhecimento. Já tinha participado, em Portugal e durante dez anos, num grupo de teatro, o que me deu alguns conhecimentos.
Depois na Suíça, à cerca de dois anos telefonei a alguns conhecimentos e comecei por diversão.
Pt – Onde é que costuma fazer actuações?
A.B. – Normalmente é para a comunidade portuguesa, em festas portuguesas. Vou a qualquer parte da Suíça.
Pt – Você vive perto de Chur, cidade onde existem diversas associações. Já actuou am alguma delas?
A.B. – Sim em três.
Pt – Você está na magia por gosto ou por outros motivos, por ex. financeiros?
A.B. – Estou por gosto, porque não posso pensar, de momento, em ganhar dinheiro. Como estou a trabalhar, não é com o dinheiro das actuações que se pode ir a algum lado ou até enriquecer. Investi muito, tenho que me deslocar, enfim… O principal é que faço o que gosto.
Pt – Você entrou no mundo da magia como autodidata ou seja aprendeu sózinho ou, teve alguém para o ensinar?
A.B. –  De início comecei sózinho, por curiosidade e vontade de aprender uma coisa nova, mas depois e, já na Suíça tive alguém que me ajudou.
Pt – Essa pessoa era também portuguesa?
A.B. – Não, não. É suíço.
Pt – Mantém a vontade de aprender ainda mais ou entende que o espectáculo actual já é suficiente?
A.B. – É claro que tenho ambição em aprender mais. Tenho ambição de fazer grandes números e de pisar grandes palcos, mas vai ter que ser com calma porque é tudo muito caro. Vai ter que ser devagarinho. Não pode ser tudo de uma vez.
Pt – Você está preparado para actuar sózinho ou está dependente da organização do evento?
A.B. – É assim, eu quando comecei pensei nesse aspecto e estou preparado para actuar sózinho em qualquer tipo de sala. Tenho um potente sistema de som e também uso sistema de microfones sem fio. Enfim posso garantir um bom espectáculo em qualquer tipo de evento.
Pt – Trabalha sózinho ou tem algum colaborador?
A.B. – Sim tenho. Conto com a colaboração do meu irmão, que faz toda a parte técnica do espectáculo.
Pt – Quer deixar alguma mensagem especial?
A.B. – Aproveito a oportunidade que o Pt Comunidades me dá para agradecer a colaboração prestada e para desejar a toda a comunidade que o ano de 2010 seja de muita felicidade talvez misturada com alguma magia.

Da nossa parte desejamos muitas felicidades a este compatriota e aproveitamos para deixar os seus contactos:
André Barbosa
Via Rézia, 2
7013 – Domat/Ems
Tel. 081 534 11 79
Natel 078 628 34 28