Abono de família – Resposta ao Sr. Paulo Alfredo

1
324

Pergunta:

Olá.gostaria de saber se possivel vou trabalhar para a suiça vou com um contrato de 3 meses deixo cá em portugal esposa e dois filhos que com as novas regras desde de janeiro que não recebo abono o que gostaria de saber é se tenho direito a receber abono com um contrato de 3 meses.obrigado

Resposta:

Sim, tem direito ao abono de família desde que traga consigo o formulário E 411 da segurança social de Portugal. Todos os trabalhadores têm direito na Suíça ao subsídio de abono de família, nem que seja só por um mês de trabalho. Para facilitar o seu novo empregador, traga já o documento consigo, como a certidão de casamento e a certidão de nascimento dos seus filhos. Caso os seus filhos tenham mais de 16 anos, tem que trazer o certificado como estão inscritos na escola em Portugal… O subsídio de abono é pago consoante o cantão onde trabalhe, mas vai de 200 a 300 francos por cada filho.

Pergunta complementar:

Obrigado pela resposta.Tinha só mais uma questão a colocar em relação as certidões de nascimento dos miudos tem mesmo que ser certidões de nascimento ou serve os cartões de cidadão ou bolitens de nascimento…em relação a certidão de casamento e todos os outros documentos é necessario traduzilos? Se sim já agora aonde é que posso faze-lo? Estive na segurança social a pedir o formulario E411 e pus estas questões só que eles não sabem de nada por isso peço a sua ajuda.obrigado.

Resposta:

—-Já é possível obter certidões de casamento e registo de nascimento, em Portugal,  em formato internacional, ou seja em 4 idiomas,,, peça o formulário E 411 na Segurança Social a comprovar a actual situação do abono dos seus filhos, e entregue ao seu patrão na Suíça, juntamente com os formulários que já mencionei, e vai ver que se resolve a situação do Abono na Suíça… Já tive casos em que a caixa de Compensação na Suíça, AHV, aceitou os boletins de nascimento em português…mas já tive outros que não…portanto!!!!

Esclarecimentos gentilmente escritos por Adelino Sá, colaborador do sindicato UNIA e director do jornal Gazeta Lusófona.

1 COMENTÁRIO

  1. ola,
    Nasci na Suiça mas desde dos meus 7 anos vivo em Portugal. Meu Pai trabalha na Suiça e eles (meus pais) estão divorciados, motivo da vinda para Portugal. Então recebo abono de família da Suiça.
    Agora acabo de entrar na universidade, a grande questão é:
    ->Posso pedir bolsa de estudo da Suiça, em vez de ser no governo Português?
    visto que recebo abono por continuar a estudar então a meu ver os encargos de estudante são com a Suiça.

    Aguardo ansiosamente por uma resposta